Em informática, interface gráfica do usuário (abreviadamente, o acrônimo GUI, do inglêsGraphical User Interface) é um tipo de interface do utilizador que permite a interação com dispositivos digitais através de elementos gráficos como ícones e outros indicadores visuais, em contraste a interface de linha de comando.
A interação é feita geralmente através de um mouse ou um teclado, com os quais o usuário é capaz de selecionar símbolos e manipulá-los de forma a obter algum resultado prático. Esses símbolos são designados de widgets e são agrupados em kits.
Ambiente gráfico é um software feito para facilitar e tornar prática a utilização do computador através de representações visuais do sistema operacional.
O ambiente gráfico é a parte do sistema operacional que permite ao utilizador interagir com o próprio SO, e os vários programas através de dispositivos de input, de forma fácil e agradável. Assim, o ambiente gráfico serve de interlocutor entre o usuário e o computador.
No início, o utilizador usava o teclado para interagir com o computador, ou seja, as "ordens" eram dadas através de comandos digitados no teclado.
Os S.O. de comandos em linha revelavam-se pouco intuitivos e amigáveis para o utilizador. Este motivo levou a que se desenvolvessem interfaces gráficas que facilitassem o uso do computador pelos utilizadores.
Este software era inicialmente apenas um GUI, ou seja, não funcionava como S.O. mas apenas como um programa que facilitava a utilização dos recursos do computador.
Em 1995 surgiu o Windows 95 que passou a ser simultaneamente um GUI e um S.O.
A interação é feita geralmente através de um mouse ou um teclado, com os quais o usuário é capaz de selecionar símbolos e manipulá-los de forma a obter algum resultado prático. Esses símbolos são designados de widgets e são agrupados em kits.
Ambiente gráfico é um software feito para facilitar e tornar prática a utilização do computador através de representações visuais do sistema operacional.
O ambiente gráfico é a parte do sistema operacional que permite ao utilizador interagir com o próprio SO, e os vários programas através de dispositivos de input, de forma fácil e agradável. Assim, o ambiente gráfico serve de interlocutor entre o usuário e o computador.
No início, o utilizador usava o teclado para interagir com o computador, ou seja, as "ordens" eram dadas através de comandos digitados no teclado.
Os S.O. de comandos em linha revelavam-se pouco intuitivos e amigáveis para o utilizador. Este motivo levou a que se desenvolvessem interfaces gráficas que facilitassem o uso do computador pelos utilizadores.
Este software era inicialmente apenas um GUI, ou seja, não funcionava como S.O. mas apenas como um programa que facilitava a utilização dos recursos do computador.
Em 1995 surgiu o Windows 95 que passou a ser simultaneamente um GUI e um S.O.

Mas por favor me dê um exemplo. Vou fazer uma prova e irá cair esta questão: 1.800 caracteres,
ResponderExcluirem microcomputador do tipo PC com processador Intel® ou similar, utilizando-se de software
específico para uso na prova, em ambiente gráfico Microsoft Windows e teclado com
configurações ABNT 2.